Mercantilização da informação e captação da subjetividade coletiva a partir de sites de redes sociais: o caso do facebook

Autores

  • Eloy Santos Vieira Vieira

Palavras-chave:

Economia Política da Interne, Informação, Subjetividade coletiva, Sites de redes sociais

Resumo

Resumo: A economia que orbita em torno da Internet é dinâmica, o que implica em constantes mudanças a fim de se adequar às novas formas possibilidades tecnológicas que surgem e que são cada vez mais aprimoradas pelos players. A exploração de bancos de dados a partir da captação da subjetividade coletiva por meio de sites de redes sociais é uma desses possibilidades aparentemente recentes, mas que tem se tornado prática comum entre as maiores empresas do ramo. Neste artigo fazemos uma breve análise sobre o caso do Facebook, empresa que se mantém apenas a partir da exploração de um site de rede social e como ela se insere nesse contexto.

Referências

ALEXA. Facebook Overtakes MySpace. Acessado em 09 de Maio de 2012.

BBC. News Corp in $580m internet buy. Acessado em: 09 de Maio de 2012.

BOLAÑO, César; HERSCOVICI, Alain; CASTAÑEDA, Marcos e VASCONCELOS, Daniel. Economia Política da Internet. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju: Ed. UFS. 2ª Edição. 2011.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. "Social network sites: Definition, history, and scholarship". In: Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11, 2007.

BRUNO, F. "Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas". In: Revista Fronteiras – estudos midiáticos. VIII (2): 152-159. Unisinos, Maio/agosto, 2006.

CNN. News Corp. sells Myspace to Specific Media. Acessado em: 09 de Maio de 2012.

CNN. MySpace and Friendster: Back from the dead?. Acesso em: 08 de Maio de 2012.

DE LA MERCED, Michael J. Facebook Completes $1.5 Billion Fund-Raising Round. Acessado em 01 de Novembro de 2011.

FACEBOOK. Facebook to acquire Instagram. Acessado em 07 de Maio de 2012.

FOLHA. Facebook consegue lucro e chega a 300 milhões de usuários após cinco anos. Acesso em 08 de Maio de 2012.

HELFT, Miguel; HEMPEL, Jessi. Facebook vs. Google: The battle for the future of the Web. 2011. Acesso em 07 de Novembro de 2011.

G1. Facebook ultrapassa Orkut em usuários únicos no Brasil, diz Ibope. Acessado em 10 de Maio de 2012.

IBTimes. Facebook Adverts Don't Work - General Motors Leaves Site Due to Poor Sales. Acessado em 17 de junho de 2012.

IDGNOW(a). Gêmeos Winklevoss desistem do processo contra o Facebook. Acessado em 28 de Janeiro de 2012.

_____(b). Anunciantes questionam se vale a pena investir milhões no Facebook. Acessado em 17 de Junho de 2012. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ª Edição. São Paulo: Aleph, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.2ª Edição. São Paulo: Aleph, 2010.

LARDINOIS, Frederic. Facebook Acquires FriendFeed for $50 Million. Acesso em 05 de Novembro de 2011.

LEINER, Barry M. et al. A Brief History of the Internet. Acessado em 03 de Novembro de 2011.

MASHABLE. Friendster's Fate: Sold to Malaysian E-commerce Giant. Acessado em 08 de Mario de 2012.

_____. Facebook – The Complete Biography. Acessado em 28 de Janeiro de 2012.

_____. Facebook buys Instagram for $ 1 Billion. Acessado em 07 de Maio de 2012.

MONTEIRO, Arakin Queiroz. "Orkut, Subjetividade Coletiva e Valor: considerações preliminares". In: Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. Vol. X, n. 2, May. – Ago. / 2008.

O GLOBO. Bing faz parceria com Facebook e ameaça Google com buscas mais profundas na rede social. 2011. Acesso em 05 de Novembro de 2011.

O'REILLY, Tim. O que é Web 2.0 - Padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software. O'Reilly Media, Inc., 2006. Tradução: Miriam Medeiros. Revisão técnica: Julio Preuss. Novembro, 2006.

RAMOS, Murilo César. "Brasil, globalização e as redes digitais de banda larga (p. 165-185)". In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (org.).Globalização e Regionalização das Comunicações. EDUC/Editora UFS, 1999.

SEEKING ALPHA. Rupert Murdoch Comments on Fox Interactive's Growth. Acessado em: 09 de Maio de 2012.

SENNET, Richard. A cultura do Novo Capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SOCIALBAKERS. Facebook Statistics by Country. Acesso em 29 de abril de 2012.

TECHCRUNCH. Facebook buys location-based discovery App Glancee. Acessado em 07 de Maio de 2012.

TELEGRAPH, The. MySpace loses 10 million users in a month. Acessado em 09 de Mario de 2012.

VASCONCELOS, Daniel. Economia Política da Internet. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju: Ed. UFS. 2ª Edição. 2011.

VEJA. Facebook ultrapassa Orkut no Brasil, aponta comScore. Acessado em 9 de Maio de 2012.

WIRED. Hi-Media Acquires Fotolog For $90 Million. Acessado em 17 de junho de 2012.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? - Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

Downloads

Publicado

2020-07-28